domingo, 15 de abril de 2012

Dica!



Tá ai um vídeo bem legal para quem quer aprender sobre o período pré-colonial de uma maneira divertida, MÚSICA :)
http://www.youtube.com/watch?v=Ien-F3_N5tY

E pra quem gosta  de um filmezinho, uma ótima escolha é o filme Desmundo, contando a história das órfãs enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Mostra a realidade da época em relação a escravização de nativos e africanos e outras atrocidades. Certamente muito bom pra aprender a história do Brasil sem recorrer a livros de História.
http://www.youtube.com/watch?v=i7MznCZyKhI

Guerras Justas

 Apesar de o governo português ter defendido, em princípio, a liberdade indígena, os colonos recorreram por diversas vezes à guerra 'justa' para conseguir escravos entre os povos nativos. Assim se chamava a guerra contra os indígenas, autorizada pelo governo português ou seus representantes.
 Isso ocorria, basicamente, quando os indígenas ( quer eram politeístas ) se recusavam a se converter à fé cristã - imposta pelos colonizadores - ou impediam a divulgação dessa religião, quebravam acordos ou agiam com hostilidade em relação aos portugueses. Frequentemente , os colonos burlavam as normas oficiais sobre a 'liberdade dos nativos', alegando que  eram atacados ou ameaçados pelos indígenas.
  Sucessivas guerras contra povos indígenas marcaram a conquista das regiões litorâneas pelos europeus no século XVI. Foram os casos,por exemplo,das guerras contra as indígenas caetés, tupinambás, carijós, tupiniquins, guaranis, tabajaras e potiguares .

As primeiras décadas da "América Portuguesa"



Com a descoberta do novo caminho para as Índias, o comércio de especiarias era a preciosa fonte de riqueza de Portugal. Lisboa, destacava-se por ter uma agitada vida comercial.
Após as primeiras expedições, os enviados da Coroa Portuguesa perceberam que não seria possível obter aqui lucros imediatos, pois não encontraram, de início as desejadas jazidas de ouro.
Por outro lado o lucro gerado pela exploração do Pau-Brasil ainda seria menor do que o então vantajoso comércio de produtos africanos e asiáticos.

As primeiras expedições ao Brasil

No ano de 1501 a primeira expedição oficial portuguesa chegou ao Brasil com o objetivo de explorar a recém descoberta costa brasileira. Estava comandada por Gaspar Lemos que estava acompanhado pelo navegador Américo Vespúcio. Nessa expedição, também seriam nomeados os acidentes geográficos e elaborado um mapa do litoral brasileiro. Em 1503, outra expedição passou pelo Brasil, esta estava sob o comando de Gonçalo Coelho e foi a primeira a levar carregamentos de pau-brasil para Portugal. Nessa época, notava-se a presença de contrabandistas franceses no litoral brasileiro, que realizavam o contrabando de pau-brasil. O rei da França, Francisco I, apoiava a ação desses contrabandistas, e não aceitava as determinações do Tratado de Tordesilhas. Por esse motivo, Portugal viu-se na obrigação de enviar expedições militares para o Brasil. Tais expedições eram comandadas por Cristóvão Jacques, que conseguiu deter vários navios franceses e espanhóis que tentavam invadir as terras portuguesas.



A exploração

A primeira riqueza explorada pelo europeu em terras brasileiras foi o pau-brasil (caesalpinia echinata),árvore que existia com relativa abundância em largas faixas da costa brasileira. O interesse comercial nessa madeira decorria da possibilidade de extrair-se dela uma substância corante, comumente utilizada para tingir tecidos. Antes da conquista da América indústria européia de tintas comprava o pau-brasil trazido do Oriente pelos mercadores que atuavam nas rotas tradicionais do comércio indiano. Após a conquista do Brasil, tornava-se mais lucrativo extraí-lo diretamente de nossas matas litorâneas. O rei de Portugal não demorou a declarar a exploração do pau-brasil um monopólio da coroa portuguesa. Oficialmente, ninguém poderia retirá-lo de nossas matas sem prévia concessão da coroa e o pagamento do correspondente tributo. A primeira concessão para explorar o pau-brasil foi fornecida a Fernão de Noronha, em 1501, que estava associada a vários comerciantes judeus. Os Franceses, que não reconheciam a legitimidade do Tratado de Tordesilhas, agiam intensamente no litoral brasileiro, extraindo a madeira sem pagar os tributos exigidos pela coroa portuguesa. O esquema montado para a extração do pau-brasil contava ,essencialmente , com a importante participação do indígena. Só as tripulações dos navios que efetuam o tráfico não dariam conta, a não ser de forma muito limitada , da árdua tarefa de cortar árvores de grande porte como o pau-brasil , que alcança um metro de diâmetro na base do tronco e 10 a 15m de altura. A princípio , o trabalho do índio era conseguido "amigavelmente" com o escambo. Este consistia , basicamente , em derrubar as grandes árvores , cortá-las em pequenas toras , transportá-las até a praia e , daí, aos locais onde estavam ancorados os navios.


*Dia do Pau-brasil : No dia 3 de maio comemora-se o Dia Nacional do Pau-brasil

Monopólio da Coroa

 O rei de Portugal ao ser informado sobre a existência do pau-brasil nestas terras,declarou sua exploração, Monopólio da Coroa Portuguesa,ou seja, ninguém mais podeira o retirar das matas brasileiras sem ter a autorização do governo Português. Mas, no entanto, este monopólio não era respeitado,logo,era feito clandestinamente por espanhóis,ingleses e ainda, principalmente por franceses.
No início todos os comerciantes de pau-brasil,eram chamados de BRASILEIROS, mas com o tempo perdeu seu significado e começaram a ser chamados de BRASILEIROS, todos aqueles que nasciam no Brasil .

Trabalho Indígena

O Pau-Brasil só poderia ser explorado se houvesse mão de obra,tal essa que era feita pelos indígenas.
Os indígenas cortavam as árvores,cortavam-na em toras,que eram levadas até as feitorias. A mão de obra indígena era recompensada por objetos,tais como : tecidos, colares,espelhos,facas,etc. Essas trocas' de serviços por objetos,era chamado de escambo.

Instalação de feitorias

 A extração de Pau-Brasil, por ter um caráter predatório, demandava, em certa medida, apresentando  em comportamento nômade: à medida que a madeira se esgotava, se deslocavam à mata litorânea. Por isso essa atividade não deu origem a povoamentos.
 Apenas foram construídas algumas feitorias em alguns pontos da costa, onde ali a madeira era mais abundante. Essas feitorias serviam para armazenar as madeiras e protegê-la de franceses e tribos hostis.

A decisão de ocupar a terra

 O Tratado de Tordesilhas  nos mostra que Portugal e Espanha eram os únicos donos das terras da América.E os franceses,holandeses e ingleses não respeitavam esse tratado e disputavam a posse de territórios americanos com portugueses e espanhóis.Essa disputa intensificou-se principalmente quando se espalhou a notícia de que os espanhóis haviam descoberto ouro e prata em áreas que hoje correspondem as México e ao Peru.O governo português receava perder as terras americanas.A expedição que tinha enviado até então não conseguiam deter a atuação clandestina de outros europeus,especialmente dos franceses,que haviam estabelecidos alianças com os indígenas tupinambás para a extração do Pau Brasil.Para acabar com esse contrabando e evitar as invasões,garantindo a posse das terras, a Coroa portuguesa colonizou o Brasil.O fator econômico também influiu para o governo português inicias a colonização.Devido aos elevados custos com transporte e manutenção de entrepostos o comércio de Portugal com o Oriente entrou em crise.O ganho dos portugueses baixou a concorrência de franceses,ingleses e espanhóis que exploravam a mesa rota comercial contribuíram pra isso.E para o governo de Portugal que procurava alternativas para aumentar os lucros comerciais,a colonização da América começou a ser vista como uma possibilidade de realizar bons negócios. Além disso,a descoberta se ouro e prata nas  colônias espanholas da América foi motivação a mais para a vinda dos portugueses que desejavam encontrar metais preciosos em ''suas terras ultramarinas''.

Primeira Expedição Colonizadora

Cinco navios e uma tripulação de cerca de 400 pessoas.Assim era composta a expedição comandada por Martim Afonso de Souza, que partiu de Lisboa em dezembro de 1530, com a missão de :

* Iniciar a ocupação da terra por portugueses  ( colonos ) e sua exploração econômica ;
* Combater os corsários estrangeiros ;
* Procurar metais precisos;
* Fazer um melhor reconhecimento geográfico do litoral.

Em 22 de janeiro de 1532,buscando  estabelecer núcleos de povoamento,Martim Afonso fundou a primeiro vila do Brasil, São Vicente.

Cultivo da cana-de-açúcar




O açúcar era um produto que tinha grande procura na Europa e por isso o governo português decidiu implantar a produção açucareira em certos trechos do litoral.Cultivando  a cana-de-açúcar,seria possível organizar o cultivo permanente de solo,iniciando a ocupação sistemática da colônia.Assim na região de São Vicente,os primeiros colonos iniciaram o cultivo da cana-de-açúcar e instalaram o primeiro engenho no Brasil. Ao decidir implantar a empresa açucareira no Brasil,Portugal deixava a atividade meramente extrativista e predatória (a exploração do Pau Brasil ) e iniciava a montagem de uma organização produtiva dentro das diretrizes do sistema colonial.A produção de açúcar para o mercado europeu marcaria a história colonial do Brasil.

Monopólio Comercial Português

No início do século XVI, época da instalação dos primeiros engenhos e núcleos de povoamento, o comércio do açúcar era relativamente livre.A coroa concedia terras a portugueses que tivessem recursos para a instalação de engenhos.
 Entre 1560 e 1570, a economia açucareira apresentou o crescimento expressivo.Percebendo a expansão do negócio do açúcar, o rei de Portugal, D. Sebastião, decidiu estabelecer normas mais rígidas para a concessão de terras.
O sistema colonial baseava-se,sobre tudo,no monopólio comercial um instrumento de domínio econômico da metrópole sobre a colônia, - que dava a coroa portuguesa o direito exclusivo de realizar comércio com o Brasil. Por esse sistema, percebemos que os produtos coloniais eram comprados pelos preços mais baixos do mercado, enquanto os artigos metropolitanos eram vendidos para os colonos do Brasil pelos preços mais altos.

Escravização dos indígenas




        Os nativos resistiam e não se submetiam ao processo de colonização assim o relacionamento entre os colonos portugueses e os povos indígenas foi se tornando conflituoso.Para satisfazer suas necessidades passaram a ser violentos com os indígenas e escraviz-los.Na década de 1530 foi estabelecida a escravização indígena,principalmente quando os colonos portugueses passaram a necessitar de mão de obra para produção açucareira.Os portugueses e alguns aliados indígenas guerreavam contra os índios inimigos e os prisioneiros eram distribuídos ou vendidos como escravos.No século XVII a escravização indígena continuou ligada a expansão açucareira pelo litoral, e se estendeu ainda e para outras áreas ( São Paula, Maranhão, Pará). O escravo indígena também foi utilizado para o transporte de mercadorias.